O ciclo do fósforo
Conceitos básicos de ecologia
Ecologia é o estudo das relações entre os seres vivos e o ambiente onde vivem. O termo Ecologia (do grego “oikos” = casa e “logos" = estudo) foi criado pelo alemão Ernst Haekel em 1866. Nas últimas décadas,este termo tornou-se amplamente conhecido quando praticamente invadiu os meios de comunicação. A Ecologia envolve diversos ramos do conhecimento humano, inclusive as áreas das Ciências Sociais e Econômicas.Muitas organizações ambientalistas, em todo o mundo, têm contribuído para o processo de integração da natureza com o homem, em uma tentativa de minimizarem os danos ambientais causados pela poluição ambiental, pela escassez de recursos naturais e pelo aumento da população humana.
Níveis de organização
Espécie - Conjunto de dois ou mais organismos que podem se reproduzir originando descendentes férteis. Pertencerão à mesma espécie os indivíduos que trocarem genes na natureza. Desta forma, fica claro que, a menos que haja a intervenção humana, como no caso do jumento e da égua, naturalmente não ocorre reprodução entre indivíduos de espécies diferentes.
Populações - são formadas por organismos da mesma espécie, isto é, um conjunto de organismos que podem se reproduzir produzindo descendentes férteis.
Comunidades - um conjunto de todas as populações, sejam elas de microorganismos, animais ou vegetais existentes em uma determinada área, constituem uma comunidade; também se pode utilizar o conceito de comunidade para designar grupos com uma maior afinidade separadamente, como por exemplo, comunidade vegetal, animal, etc.
Antes de definirmos o próximo conceito, é fundamental entendermos dois parâmetros importantes em Ecologia; a todos os componentes vivos de um determinado local chamamos bióticos; em contrapartida, o conjunto formado por regime de chuvas, temperatura, luz, umidade, minerais do solo enfim, toda a parte não viva, é chamada de componentes