Resenha taylor
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
PRINCÍPIOS DE AMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
NOME: Carolina Marques de Oliveira
1o Período
Belo Horizonte
Dezembro
2012
PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
Frederick W. Taylor nasceu em Germantown, Filadélfia, Estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos, no ano de 1856. Taylor pertencia à classe média, sendo sua situação financeira razoável, onde lhe permitiu estudar em colégios americanos consideráveis. Não conseguiu iniciar a faculdade de Direito, sendo assim, aos 18 anos ele ingressa em uma oficina mecânica, perto de sua casa, iniciando o seu longo caminho na área de produção industrial.
A obra sob comento é produto de anos de pesquisa do autor na área de produção industrial. Sendo o principal objetivo do uso desta ciência trazer prosperidade ao patrão e ao empregado.
A introdução do livro é iniciada pela fala do Presidente Teodoro Roosevelt sobre eficiência. A procura de homens eficazes, para todos os cargos, segundo Taylor, deveria ser o foco principal dos homens dos sistemas de organização.
Em Fundamentos da Administração Científica, Taylor vai afirmar que as indústrias de sua época padeciam de males que poderiam ser agrupados em três fatores. Primeiro: vadiagem sistemática por parte dos operários, que reduziam propositadamente a produção a cerca de um terço da que seria normal, para evitar a redução das tarifas de salários pela gerência. Haveria três causas determinantes da vadiagem no trabalho, que podem ser assim resumidas: 1- O erro que vem de época imemorial e quase universalmente disseminado entre os trabalhadores, de que o maior rendimento do homem e da máquina terá como resultante o desemprego de grande número de operários; 2- O sistema defeituoso de Administração, comumente em uso (iniciativa e incentivo), que força os operários à ociosidade no trabalho, a fim de melhor proteger os seus interesses; 3- Os métodos empíricos ineficientes, geralmente utilizados em todas as empresas, com os quais o