Como construir como menor impacto ambiental e social
CURSO: aRQUITETURA
COMO CONSTRUIR COM MENOR IMPACTO SOCIAL E AMBIENTAL
AUTORES: ANDERSON DE OLIVEIRA COLARES
GRACIELE MAGALHÃES
PROFESSORA: KAREN TORRES CORREIA LAFETÁ DE ALMEIDA
Montes Claros/2012
COMO CONSTRUIR COM MENOR IMPACTO SOCIAL E AMBIENTAL
JUSTIFICATIVA
O tema proposto tem como intuito demonstrar como a arquitetura sustentável tem um peso certamente crescente e determinante na sociedade. A eficiência energética, a manutenção, o aproveitamento de estruturas pré-existentes, o uso de materiais ecologicamente corretos são parâmetros a serem observados e utilizados durante uma obra civil, para que não ocorram prejuízos para o meio ambiente nem para comunidade. Tendo em vista que a questão ambiental vem ganhando abrangência no contexto global, especialmente quanto à capacidade de definirem sustentabilidade.
Este é o nosso foco nesta pesquisa. Até onde devemos ir e como devemos prosseguir para concretizar nossos projetos, com o menor impacto possível, tanto no social quanto no ambiental.
O projeto tem por intuito levantar a questão da importância do tema Arquitetura sustentável, com destaque para as questões ambientais.
PROBLEMA
Diante dos problemas causados pela degradação ao meio ambiente, através do uso excessivo de materiais não reutilizáveis, da invasão ao meio ambiente com obras extremamente exageradas e nada viáveis ao meio, é que passamos a pensar como mudar esse padrão, para que materiais necessários a nossas vidas como a agua, a energia, a terra, sejam utilizadas de forma que não tenhamos prejuízos nem perda de algum elemento importante para a nossa sobrevivência no meio em que vivemos.
Poderíamos reutilizar a agua que consumimos, e / ou gerar energia de forma mais viável e menos agressiva ao ecossistema?
Sendo assim, a construção civil pode ser realizada com menor impacto social e ambiental?
OBJETIVOS
Geral
Demonstrar o quanto a