O Ciclo da Reprodução do Capital Aplicado à Economia Doméstica
O CICO DA REPRODUÇÃO DO CAPITAL
APLICADO À ECONOMIA DOMÉSTICA.
SILVA NETO, Antônio Alexandre, Especialista*
*Faculdade de Tecnologia de Praia Grande
Departamento de Gestão Empresarial
Pça. 19 de Janeiro, 144, Boqueirão, Praia Grande / SP, CEP: 11700-100
Fone (13) 3591-1303
neto.alex@gmail.com
RESUMO
Este artigo objetiva mostrar a aplicação do ciclo clássico da reprodução do capital aos diferentes níveis de renda/salário do fator econômico L, (baseada na teoria geral dos sistemas) visando a criação de excedentes de capital humano atividade familiar.
PALAVRAS-CHAVE: Capital humano, Ciclo da reprodução do capital, economia doméstica, excedentes, família, fatores econômicos, renda, salário, sistemas.
ABSTRACT
Thisarticleaimstoshow
theapplicationoftheclassiccycleofreproductionof
capitalatdifferentincomelevels/salaryoftheeconomicfactorL, (basedongeneral systems theory) aimedatcreatingsurplushuman capitaltofamilyactivity.
KEY WORDS:Human capital,capital cyclereproduction, domesticeconomy, surpluses, family,economicfactors, income, earnings, systems.
INTRODUÇÃO
No Fluxo Circular Produto-Renda-Dispêndio (PRD) é comum determinar como início, as
Unidades Empresariais (UE).
Uma vez que são as Unidades Familiares (UF) quem recebem por pagamentos a renda disponível (y) e decidem sobre seu uso e são elas quem oferece os principais fatores de produção (K, L, T, E), em Economia Doméstica consideremos as UFs como o início e o fim.
Fim como finalidade e propósito de todo o clico.Isso por que as UEs existem em função de
2
atender as necessidades e anseios econômicos das Ufs. As Ufs são sistemas menores, inseridas vasto sistema econômico e social. É formado por indivíduos.
No que tange a oferta de fatores econômicos de produção, o indivíduo é o ponto chave, representado pelo Fator L(mão de obra), autônomo em si mesmo, sem o qual, os demais fatores são apêndices ou porque dependem do uso/ação da mão de obra/técnica/habilidade