10 passos para a certificação CCBA
Por Marcelo Neves
Tirar uma certificação é como seguir por uma estrada acidentada e cheia de obstáculos. Em conversa com vários profissionais certificados é quase unanimidade os obstáculos e desafios enfrentados. Resolvi então escrever este artigo para compartilhar com vocês minha experiência adquirida ao longo dessa jornada.
Existem hoje (07/05/2012) 1.854 profissionais certificados. E, pelo que tenho visto nos cursos e palestras que ministro, existe um interesse crescente na certificação CCBA e CBAP. Parte desse interesse se dá na seriedade pela qual o IIBA vem conduzindo o processo de certificação. Se você está querendo ser um profissional certificado pense que esta é uma excelente oportunidade para conhecer mais a análise de negócios, e não apenas um meio de se obter um certificado. Curta a jornada e lembre que ela é mais importante que o certificado sem si. Preparado?
Vamos aos 10 passos que eu segui para obter a certificação CBAP e que se aplica também a certificação CCBA.
1 – Associe-se ao IIBA e baixe o BABOK
O primeiro passo para a certificação é a associação ao IIBA. Ganhei muito ao me associar ao IIBA. Além do considerável desconto no pagamento do exame, você tem acesso a uma biblioteca online de mais de 300 livros. Considerando que o projeto de certificação envolve pesquisa e aprendizado, essa biblioteca fará uma diferença enorme na sua preparação para o exame.
Outra vantagem é que você poderá baixar o BABOK. Na minha preparação para o exame, em vez de estudar com uma cópia do BABOK eu preferi imprimir o BABOK por áreas de conhecimento. Isso me permitia levar a impressão daquela parte do BABOK para onde fosse. Muito mais fácil que carregar um livro inteiro debaixo do braço.
Enquanto você não se associa ao IIBA, você já pode ir lendo o BABOK no endereço www.babokonline.org.
2 – Escolha a certificação mais apropriada
É chegada a hora de escolher o seu objetivo. CCBA ou CBAP? Qual certificação