O caçador de pipas
“Eu me tornei o que sou hoje aos doze anos”.
A frase acima apresenta o tipo de narrador da história.Identifique-o
Resposta: Apresenta uma pessoa triste que sofre a vida inteira por causa de um ato de covardia, sendo um ‘’traidor’’ para com Hassan, que sempre foi um amigo e empregado leal e devotado.Mostra também, que a vida inteira dele acontece em torno desse ato, pois o narrador se cobra muito e se arrepende demais de sua covardia.
Questão 02 – Espaço – É o espaço relativo às condições socioeconômicas, morais e psicológicas que dizem respeito às personagens. Faça uma análise referente aos espaços em que estão inseridas as personagens abaixo, levando em consideração as diferenças sociais, étnicas, culturais:
Resposta:
Amir: Era um garoto rico, morava na casa mais bonita de Cabul, não gostava de esportes, apenas de ler. Pertencia a uma casta chamada de Pashtuns e gostava de criar histórias.
Hassan: Era um garoto pobre, leal e fiel a seu amigo Amir, pertencente a casta hazara e discriminado por isso, tinha lábio leporino e vivia em uma casa bem judiada nos fundos da mansão de Amir com seu pai, Ali.
Questão 03 – Caracterização (perfil) de personagens:
• Resposta:
• Amir — protagonista, narrador do romance, nascido em 1963, em Cabul, começa como um garoto rico no monárquico Afeganistão e depois migra para a América, como consequência da queda da monarquia. Amir é meio-irmão de Hassan; no entanto, Amir não se dá conta de sua relação até muito depois em sua vida. Hassan nunca se dá conta do relacionamento.
• Hassan — amigo de infância de Amir, embora Amir nunca tenha explicitamente admitido isso. Ele é descrito como tendo cara de boneca chinesa, olhos verdes e lábio leporino. Hassan é primeiro tido como o filho de Ali (empregado de Baba e seu inexplicável amigo de infância) e Sanaubar; mais tarde na história, é revelado que Hassan é o filho ilegítimo de Baba e Sanaubar. Hassan morreu sem jamais saber a verdade de sua