O capote
1- Apresentação:
Apenas dizer quais os dois filmes escolhidos, quais os aspectos focalizados (conceitos) e qual o motivo (por que os conceitos foram considerados mais interessantes). Texto não precisará ultrapassar uma página.
2- Conceitos e Discussão:
Poderá ser redigida em tópicos, ou seja, cada conceito e a indicação da passagem (sequência) do filme em que ele aparece, e por quê. O texto deverá ser conciso e claro. Evidentemente alguns conceitos são relacionados entre si, uma vez que são faces de um processo, por exemplo, a participação do indivíduo/ sujeito na cultura. Nesses casos o processo constitui um conceito, e a(s) forma(s) de participação focalizada(s) pelos alunos, outro(s) conceito(s). Sugere-se uma seleção de, no máximo, quatro conceitos, embora nada impeça que esse número seja maior.
3- Conclusão:
Deverá associar o interesse demonstrado na escolha dos conceitos com as conclusões às quais o grupo chegou depois de focalizá-los em filmes, especialmente em relação à cultura. A conclusão não precisa ultrapassar uma página.
4. Referências:
Indicação de livros, caso tenham sido utilizados, conforme normas da ABNT.
Filmes:
Uma noite para que está no imaginário dos fãs da música brasileira. Não de um estilo, não de um gênero, mas da música. A noite que marcou toda a história da construção musical de um país. Uma noite inesquecível! Esta noite foi 21 de outubro de 1967, noite na qual ocorreu a grande final do pomposo Festival de Música Popular Brasileira, na sua terceira edição, pela rede Record de televisão.
Essa revolucionária noite é retratada no documentário de Ricardo Calil e Renato Terra, Uma Noite em 67. O documentário mistura imagens do arquivo que a Record possui do festival com entrevistas atuais de quem participou tanto como protagonista, como os próprios organizadores e jurados do Festival. O filme de Calil e Terra exibe imagens que já estão gravadas na mente de muitas pessoas, assim como imagens raras ou pouco exibidas do