O capote
SÃO PAULO, 2013
Sumário 1. INTRODUÇÃO 4 2. DISCIPLINA: INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTO. 5 2.1. Paráfrase: O Capote 5 2.2. Análise sob a visão da disciplina Interpretação e Produção de Textos. 7 3. Análise sob a visão da Filosofia de Textos. 8 4. Análise sob a visão da disciplina de Economia. 10 5. Análise sob a visão da disciplina de Instituições Jurídicas e Ética 12 6. Referências Bibliográficas 15
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem o objetivo de análise do Livro O Capote de Nicolai GOGOI, através dos conhecimentos obtidos nas disciplinas: Instituições Jurídicas e Ética, Interpretação e Produção de Textos, Filosofia e Economia.
O trabalho foi desenvolvido com a participação em grupo dos alunos, que após a leitura de cada um, houve discussões para análise e por fim a elaboração do texto final.
2. DISCIPLINA: INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTO.
2.1. Paráfrase: O Capote
O autor Nicolai GOGOI, descreve em seu livro “O CAPOTE”, a história de um funcionário de uma repartição pública, cujo nome era, Akaki Akakiévitch, nascido em Sampetersburgo, no dia 23 de maio.
Akaki Akakiévitch exercia a função de conselheiro titular, responsável por fazer cópias de documentos, era uma pessoa muito introvertida, muito pobre e com baixa autoestima, com pouquíssimo ou quase nenhum respeito por parte de seus colegas de trabalho.
Akaki tinha um capote muito surrado, velho, que o protegia desse dos tempos de frio. Inclusive este capote era motivo de piadas no trabalho, mesmo os mais jovens funcionários e inclusive o porteiro não o respeitava.
Em um dia de frio como outro qualquer, Akaki ao analisar seu capote, percebeu que era necessário realizar um remendo, ou melhor, encaminhar para que o alfaiate, fizesse as devidas e necessários reparos no seu tecido, pois este, estava velho e não o protegia do frio intenso sentido naquele dia. Decidiu por procurar o alfaiate, o qual por sua surpresa, disse que