Tuberculose
TUBERCULOSE
Trabalho a ser apresentado à disciplina de Epidemiologia do curso de Enfermagem, da área das Ciências Humanas Aplicáveis, do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí – UNIDAVI. Prof° MsC. : Adalberto Jorge Franca Silveira.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3 1.0 DESCRIÇÃO DA DOENÇA 4 2.0 AGENTE ETIOLÓGICO 4 3.0 RESERVATÓRIO 5 4.0 ASPECTOS CLÍNICOS 5 5.0 TRATAMENTO 6 6.0 EPIDEMIOLOGIA 7 6.1 INCIDÊNCIA 9 6.2 MORTALIDADE 10 7.0 MODO DE CONTROLE 10 8.0 PREVENÇÃO 11 CONCLUSÃO 13 REFERÊNCIAS 14
INTRODUÇÃO
O trabalho a ser exposto visa fornecer informações relacionadas tanto a doença em si como a própria epidemiologia da tuberculose a partir de informações levantadas pelo Ministério da Saúde.
A tuberculose caracteriza-se por ser uma doença infectocontagiosa que vem acompanhando o homem desde os tempos pré históricos, sendo que somente no século XIX é que foi descoberto o seu bacilo causador e apenas no século XX conseguiu-se enormes avanços no seu tratamento.
Neste contexto, a tuberculose trasformou-se em objeto de investigação histórica, possibilitando a formulação e o aprofundamento de um amplo leque de conhecimentos.
A identificação do bacilo de Koch no ano de 1882, como sendo o agente etiológico da tuberculose foi um marco fundamental para o conhecimento da doença.
Com esta descoberta, novas tentativas que se direcionavam para o controle e tratamento da tuberculose foram adquirindo um espaço significativo na mente de brilhantes pesquisadores.
Uma abordagem buscando relacionar vários aspectos da tuberculose nos permite de forma significativa, entender, através de conceitos mais amplos, a verdadeira história da tuberculose como será apresentada a seguir.
1.0 DESCRIÇÃO DA DOENÇA
A tuberculose caracteriza-se por ser uma doença contagiosa, que se propaga através do ar, por meio de gotículas contendo os bacilos expelidos por um doente