O capote
1. Introdução à análise de O Capote.
O trabalho proposto foi à leitura para analisar a obra de Nicolai Gogol, O Capote em três matérias vigentes ao curso de Direito. A obra é considerada um dos pilares da literatura moderna russa, segundo Dostoiévski: "Todos nós saímos de O Capote de Gógol".
A obra trata-se de um simples trabalhador, acostumado e viciado na tarefa repetitiva de copiar documentos, alienado do mundo em que vive cria sua própria realidade, sendo esse um dos motivos de ser tratado com chacota pelos seus colegas de trabalho, além de seu capote velho e surrado. Porém a história de nosso herói começa de fato, quando há necessidade de ele adquirir um novo capote.
2. Análise em competências as matérias.
A análise da obra foi efetuada sobre a visão das competências das matérias de Homem e Sociedade, Psicologia Jurídica e Instituições Judiciárias e Ética.
2.1 Homem e Sociedade.
A matéria de Homem e Sociedade aborda o tema de como o humano interage com o meio em que vive (sociedade), o modo de como ele se situa nesse meio e como o próprio meio reage a ele. Essa visão aparece na obra no momento em que Akaki Akakievitch está em seu ambiente de trabalho, de como era motivo de chacota pelo seu modo de vida e por que tinha somente seu capote velho. Porém ao adquirir um capote novo, que dava a nosso herói um ar de uma pessoa mais respeitável, além do próprio personagem de sentir diferente, os outros o começaram a ver uma nova visão sobre Akaki Akakievitch. Importante notar que o capote tem um poder de status social na sociedade em que o personagem vive e que ele próprio só começa a se sentir dentro dessa sociedade quando adquiri o capote novo.
2.2 Psicologia Jurídica.
A competência de psicologia jurídica consistente na aplicação dos conhecimentos psicológicos aos assuntos relacionados ao Direito, principalmente quanto à saúde mental. Essa visão já aparece no começo da obra, Akaki Akakievitch não teve devida atenção de seus familiares e