O CAPITALISMO E NEOLIBERALISMO
O capitalismo é um sistema econômico e social que se sobre pôs letamente a outros sistemas de produção no século XVIII e tornou-se predominante. Concorrência, trabalho de oferta e procura, economia de mercado, propriedade privada dos meios de produção são características do capitalismo.
Fica estabelecida uma divisão de classes sociais de um lado fica a minoria os chamados de capitalistas ou donos dos meios de produção e de capitais do outro fica a maioria os proletários que vende sua força de trabalho em troca de salário, nem sempre os capitalistas pagam aos trabalhadores o suficiente para sanar suas necessidades, gerando assim os lucros oriundos do trabalho do proletário.
A origem do sistema capitalista foi na passagem da idade media para idade moderna, surgiu na Europa como uma nova classe social que buscava o lucro através da atividade comercial. Essa nova classe ganhou o nome de burguesia.
A nova pratica comercial implicou a uma nova lógica econômica onde o comerciante substitui o valor da mercadoria pelo seu valor de troca, percebemos que as riquezas promovidas pelo capitalismo foram custeada pela exploração da mão de obra, nesse período podemos ver o socialismo em contra posição com o desenvolvimento social, econômico e político trazidas pelo sistema capitalista, porem com todas as revoluções contra o sistema o socialismo não conseguiu conter o avanço do capital, novas formas de rearticulação das políticas econômicas e o progresso tecnológico, muitos chegaram a acreditar que seria impossível imaginar um mundo fora do capitalismo, fazendo se presente em nossas vidas e se reconfigura a uma velocidade surpreendente.
O neoliberalismo surgiu n década de 70, através da escola monetarista do economicista Milton Friedman como uma solução para crise mundial que atingiu a economia em 1973 provocada pelo aumento do preço do petróleo. O neoliberalismo é um conjunto de idéias políticas e econômicas capitalistas que defendem a não