Capitalismo e Neoliberalismo na estrutura escolar.
Pedagogia
Estrutura e Organização da Educação Brasileira
Questões de Aprendizagem
Professora: Maria Inês
Luana Colantuano RA: 8485182108
1ºA Manhã
1-Por que alguns estudiosos entendem a globalização como um conceito ideológico?
R->Esses estudiosos entendem a globalização como um conceito ideológico, porque as pessoas estão sujeitas a essa ideia de movimentação intensa, onde é necessária a rápida integração a esses novos conceitos, seguindo assim uma ideologia.
2-Como os acontecimentos do mundo atual afetam a educação?
R->Esses acontecimentos afetam de várias maneiras. Com a exigência de um novo perfil de trabalhador, a valorização da educação formadora de novas habilidades cognitivas e de competências sociais e pessoais está em alta, além disso, as escolas levadas pelo capitalismo estabelecem finalidades que possam ser compatíveis com os interesses do mercado. Produzem modificações nos interesses, necessidades e valores das escolas, assim modificando também os objetivos e prioridades. As escolas são forçadas a se adaptarem ao avanço tecnológico e a introdução da informática, mudando assim suas práticas, e como esses recursos acabam dando uma motivação diferente, induzem alterações nas atitudes dos professores e no trabalho docente.
3-Qual papel da escola hoje?
R->Devido aos avanços das tecnologias no mercado atual a escola precisa se adaptar e ter uma reestruturação para a capacidade de formar pessoas capazes de pensar e aprender nesse novo contexto que a tecnologia traz. Promover a formação profissional de uma maneira que melhore a qualificação e a preparação das pessoas para a vida na sociedade técnico-informacional, desenvolver o conhecimento e capacidade para exercício autônomo consciente e crítico da cidadania. Deve formar cidadões éticos e solidários.
4-Como a revolução tecnológica influencia as nossas vidas?