A mercadorização do saber como produto do neoliberalismo de Milton Friedman. e a metáfora da “rã na chaleira”
3391 palavras
14 páginas
A mercadorização do saber como produto do neoliberalismo de Milton Friedman e a metáfora da “rã na chaleira”1Lourenço Stelio Rega2
Introdução
O presente trabalho pretende apresentar o paradigma de Estado proposto pelo neoliberalismo de Milton Friedman e as suas relações com a sociedade, bem como o tipo de indivíduo que se pretende formar neste paradigma e, portanto, qual é a ocupação que o sistema educacional assume para que possa cumprir o seu papel na formação desse indivíduo almejado. Num primeiro momento, será apresentada uma descrição abreviada dos paradigmas de Estado de Friedman e seu relacionamento com a sociedade. Em seguida qual o significado do indivíduo e o papel da educação no sistema de Friedman, para no final ser apresentada uma avaliação crítica das conseqüências neoliberais aplicadas no sistema educacional, inclusive sentidas nos dias de hoje, demonstrando como um sistema político, no caso o neoliberalismo, interfere e conforma o sistema educacional no atendimento da demanda dos novos paradigmas de Estado que procuram conformar a sociedade e o indivíduo aos seus objetivos.
Milton Friedman, de descendência russa, nasceu em 31 de julho de 1912, no Brooklyn, NY, e tem sido reconhecido como um dos pilares do monetarismo econômico. Capitalismo e liberdade (Nova Cultural, 1985) é uma de suas principais obras e será utilizada como referencial neste trabalho acadêmico. Na apresentação da tradução brasileira do livro, o professor Miguel Colassuono (p. XIV) afirma que Friedman procura demonstrar neste livro que o binômio capitalismo e liberdade “oferece a oportunidade para a prosperidade material da humanidade e que propicia condições para o florescimento e desenvolvimento da criatividade.”
O indivíduo e a sociedade para o neoliberalismo
Um dos principais pontos de partida para Friedman é que a pessoa deve ser
1
2
Este ensaio foi produzido pelo autor como atividade acadêmica para a matéria Estado, Sociedade e
Educação,