O Capitalismo Na Economia Mundial
Pode ser definida como um sistema econômico nos quais muitos países estão integrados por meios de atividades produtivas, comerciais e financeiras, contando com amplas redes de comunicações, que dinamizam as decisões e os negócios.
TRANSNACIONAIS
Boa parte dessa integração é de responsabilidade dos governantes dos países desenvolvidos e dos interesses de grandes empresas multinacionais, ou transnacionais, como são também conhecidas.
Essas empresas iniciaram um processo de formação de conglomerados transnacionais por meio de fusões e anexações de companhias do mesmo ramo ou ramos distintos com o objetivo de monopolizar o mercado. Há uma matriz que se fixa em um determinado país desenvolvido, de onde sai o conrole do seu capital e para onde vão a quase totalidade dos lucros obtidos.
As empresas transnacionais instalam suas indústrias tecnologicamente avançadas em diferentes localidades do planea, onde o custo de produção seja barato. Por exemplo, os desenos do tênis Nike são feitos nos EUA, transmitidos via satélite para a sua subsidiária em aiwan, que, por sua vez, contrata cerca de quarenta indústrias, para fabricá-los com mão de obra barata.
Nesse caso leva-se em consideração o preço da mão de obra e a infraestrutura oferecida(rede de transporte, acesso à matéria-prima e energia) e os benefícios ( doação de terrenos, isenção de impostos, por exemplo) que os governos oferecem para implantação das indústrias. Sendo mais baratas, as mercadorias produzidas por essas empresas são vendidas mais facilmente no mercado.
AVANÇOS TECNOLÓGICOS
Atualmente a economia passou a ter maior importância representada por uma intensa disputa comercial entre as nações e as empresas.
Nessa disputa, cujo principal objetivo é a conquista de mercados consumidores, os avanços tecnoçógicos nas áreas de eletrônica, robótica, informática, química fina e telecomunicações constituem um elemento fundamental. Os investimentos financeiros são praticamente