UNIVERSIDADE CAMILO CASTELO BRANCO
UNICASTELO
QUÍMICA - LICENCIATURA
BIOQUÍMICA BÁSICA
AULA 1 – CARBOIDRATOS
PROFESSOR: ANGELO DONIZETI SIMONATO
ALUNOS: JOSÉ VITOR ANTUNES ADEMI SANTOS
Fernandópolis,2015 Introdução
Amido é um carboidrato constituído principalmente de glicose com ligações glicossídicas. O grão de amido é uma mistura de dois polissacarídeos, amilose (linear) e amilopectina (ramificada), polímeros de glicose formados através de síntese por desidratação (a cada ligação de duas glicoses, no caso, há a "liberação" de uma molécula de água). Este polissacarídeo é produzido pelas plantas verdes , sendo sementes, caules e raízes servindo como reservatório de energia. É o mais comum carboidrato na alimentação humana e é encontrado em grande quantidade de alimentados, como trigo, mandioca, arroz, milho, feijão, batata, entre outras.
Objetivo
Este relatório tem por objetivo verificar a presença de amido nos alimentos do nosso cotidiano. Visualizar e identificar pela cor apresentada (Azul ou Preto), se o material contem inclusão citoplasmática.
Material e Métodos
Solanum tuberosum (Batata)
Triticum vulgare (Trigo)
Ipomoea Batatas (Batata-Doce)
Oryza Sativa (Arroz)
Phaseolus vulgaris (Feijão)
Zea Mays ( Milho)
Manihot Esculenta (Mandioca)
Retire pequenas amostras de cada alimento, prepare lâminas dos materiais expostos na bancada, core com lugol e abserve o que ocorre com a cor da solução no alimento. Desenhe ou fotografe as inclusões citoplasmáticas( grãos de amido) observadas em cada um deles.
Resultados e Discussão
Se houver amido no alimento, a coloração da solução de iodo no alimento irá variar do azul ao preto, pois o I2 reage com o amido, formando uma estrutura complexa que possui essas cores. Veja as fotos de cada alimento abaixo.