o capital de giro
O capital de giro é o montante de recursos necessários para que empresa possa desempenhar suas atividades operacionais a curto prazo, onde é representado pelos recursos exigidos para financiar as necessidades operacionais de uma empresa. Ele é extremamente importante para as empresas, pois é através desses recursos que a empresa mantém em funcionamento a curto prazo.
A gestão de capital de giro é freqüentemente visto como um indicador de liquidez e tem participação relevante no desempenho operacional da empresa.
Através desse indicador pode se verificar a situação financeira de uma empresa a curto prazo.
A gestão capital de giro trata dos ativos e passivos correntes (circulantes) identificados como aqueles capazes de serem convertidos em caixa no prazo de um ano, onde envolve basicamente a decisões de compra e venda tomada de decisão pelo gestor financeiro, e outras diversas atividades operacionais e financeiras. Os ativos circulantes, comumente chamados de capital giro, representam a proporção do investimento total da empresa que circula, afim de financiar operações, como, caixa, estoques, contas a receber, etc. Os passivos circulantes representa de curto prazo por que incluem todas as dividas vencem no prazo máximo de um ano que incluem valores devidos fornecedores, bancos, funcionário e governo.
O objetivo da administração financeira de curto prazo é gerir cada ativo circulante