Introdução a Engenharia
Um profissional da engenharia possui diversas áreas nas quais pode se especializar. Por exemplo, um engenheiro civil pode realizar especialização em segurança do trabalho e exercer suas atividades como engenheiro civil e engenheiro de segurança do trabalho.
Um engenheiro de produção pode, por exemplo, se especializar em logística ou gerenciamento e assim como o exemplo anterior exercer as duas atividades ou ainda utilizar sua especialidade para agregar na sua área de atuação. Porém, dentro de todas essas áreas existe o limite de atuação de cada profissional, que envolve questões legais e éticas.
Elabore um texto com no MÍNIMO 30 linhas, destacando dentro da profissão de engenharia de produção, quais as especializações disponíveis e quais as especialidades (Aulas 06 e 07) da profissão. Faça uma projeção de uma especialização da qual teria interesse em realizar, justificando seu interesse, destacando seus direitos e deveres e como as principais regras de interação (Aulas 08 e 09) se encaixariam em sua profissão e possível especialização.
Resposta
Na atualidade o engenheiro de produção é o profissional polivalente. Dedicado à criação, implementação e melhoria de processos que envolvem pessoas, materiais, informações, equipamentos e serviços. Utilizando-se de conhecimentos especializados em matemática, física e ciências sociais o profissional projeta, analisa e executa processos para viabilizar estratégias produtivas.
A engenharia é uma área do conhecimento que possui especialidades de atuação específica: Civil, Mecânica, Elétrica, Química, Metalúrgica e Minas. O mercado apontou a necessidade de profissionais polivalentes que pudessem atuar nas interfaces entre essas especialidades criando processos estratégicos para os produtos e serviços, dessa necessidade surgiu o engenheiro de materiais ou produção.
A complexidade desses processos propiciou a especialização desses engenheiros criando subáreas do conhecimento