O caminho da transformação e conscientização
Minha história como instrutora de manicure nasce através da dificuldade de encontrar uma manicure qualificada. Resolvi fazer o curso e me qualificar, no inicio ao receber o conhecimento das doenças impactei-me, pois não tinha qualquer saber do fato e o quanto é perigoso o contágio através de uma simples ida à manicure. A hepatite B é um perigo silencioso que ronda os salões de beleza e seu contágio tem aumentado entre as profissionais na área de manicure dentro de um número de manicures que tive contato pelo menos 10% haviam contraíram hepatite B ou hepatite C que é uma das formas mais graves desta doença e isto para mim se tornou assustador. Trata-se de uma doença silenciosa, pois quando os sintomas aparecem já se encontra num estágio adiantado da doença oque dificulta um diagnóstico precoce.
O fato é que ao descobrir estas informações e perceber que não tinha a menor ideia do perigo eminente que sofria, ao frequentar salões de beleza, me levou a perceber que havia muitas pessoas nas mesmas condições que eu, também não sabiam quais as doenças que podem ser contraídas caso os cuidados de esterilização dos materiais e o uso de descartáveis não sejam feitos da maneira correta. Não tinha a ideia que o fato de uma simples ida a manicure significaria o risco de contrair doenças como hepatite B, C ou AIDS , tendo em vista que o vírus da hepatite dura até 15 dias e o da HIV por algumas horas.
A Partir daí ao ser convidada para ministrar aulas enxerguei a possibilidade de poder contribuir na mudança deste quadro que saltava aos meus olhos e que muito me assustava. A maioria das alunas já trabalha na função de manicure, mas não possui o certificado. Então se faz necessário a quebra de paradigmas e conscientização dando a devida importância desta conscientização dentro dos salões de beleza. Em meu plano de aula introduzo o hábito das pesquisas para que elas possam descobrir através delas mesmas a verdadeira