O CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE
Agenda 21 é um conjunto de resoluções tomadas na conferência internacional Eco-92, realizada na cidade do Rio de Janeiro entre 3 e 4 de junho de 1992, baseado num documento de 40 capítulos contendo 179 países como participantes, que constitui uma tentativa de promover, em escala universal, um novo padrão de desenvolvimento, conciliando a parte de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica e lembrando que, para uma Agenda 21 local ser constituída, é extremamente importante que a sociedade e governo participem de sua construção .
No capítulo 28 da Agenda 21 global estabelece que "cada autoridade em cada país implemente uma Agenda 21 local tendo como base de ação a construção, operacionalização e manutenção da infra-estrutura econômica, social e ambiental local, estabelecendo políticas ambientais locais e prestando assistência na implementação de políticas ambientais nacionais". Ainda segundo a Agenda 21, como muitos dos problemas e soluções apresentados neste documento têm suas raízes nas atividades locais, a participação e cooperação das autoridades locais são fatores determinantes para o alcance de seus objetivos.
Um dos de seus principais temas é a necessidade de erradicar a pobreza, dando aos mais pobres acesso aos recursos que necessitam para viver sustentavelmente. Esta agenda não é uma agenda ambiental: é uma agenda para o desenvolvimento sustentável, que prevê ações concretas a serem implementadas pelos Governos e sociedade civil, em todos os níveis (federal, estadual e local).
Segue abaixo minha Agenda 21 :
- Diminuir o tempo no banho
- Reciclagem de óleo de cozinha para confecção de sabão
- Procurar sempre produtos que sejam ambientalmente responsáveis
- Captação de chuva
- Coleta seletiva
- Usar bucha vegetal para tomar banho e lavar louça
- Utilizar as bicicletas sempre que possível
- Diminuir o consumo de enêrgia elétrica
- O plantio de árvores e plantas nativas na região - Ajudar no combate à pobreza