O CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE
Afinal de contas, o que é sustentabilidade? As iniciativas voltadas para essa questão surgiu devido à necessidade de lutar contra ações que ameaçam a natureza e seu ecossistema, bem como garantir a existência de água pura, solos férteis e de plantas e animais de qualquer espécime. Através de hábitos simples, é possível usar os recursos naturais de forma inteligente.
De maneira simples podemos também dizer que sustentabilidade como a palavra diz trata-se de algo sustentável ou que se sustente. É um conjunto de atos que permite de maneira metódica que ela exista por um período de tempo ou por tempo indeterminado, por ordem ou sistema de um princípio que o uso dos recursos naturais hoje existentes para suprir as necessidades do ser vivente não deixem nossos, netos, bisnetos, em fim a geração vindoura sem condições de sobrevivência ou habitar o nosso planeta e desfrutar de tudo aquilo de que precisem para sanar as suas necessidades.
E juntamente com a sustentabilidade vem embutida a responsabilidade social, que são temas que tem ocupado de forma crescente as discussões dentro de governos, empresas e organizações. Preocupados com o meio ambiente social de uma pessoa que é composto pelas suas condições de vida e trabalho, pois isso determina como a vida social é exercida. É um conjunto de coisas ou condições do local onde essa pessoa está inserida, de forma que a economia social não pode ser esquecida pois reúne as atividades econômicas que não visam ao lucro, embora seja de caráter privado, compartilham seus objetivos com o terceiro setor, que são as "ONGS", que tem em sua forma operacional baseada no voluntariado, pessoas que dispõe ou doa parte do seu tempo para ajudar ou servir á comunidade em detrimento do bem estar de seus semelhantes.
Essa economia social pode ser chamada também de economia solidária, voltada exatamente para as pessoas que mais necessitam de ajuda como , os doentes, idosos e os mais carentes em geral.
Nesse