O caminho da sustentabilidade
O tempo passou, e em meados dos anos 2000, começamos a perceber uma mudança cultural do Goiano em relação ao futebol. O Goiano passa a valorizar mais o que é seu. No Serra Dourada aos poucos a colorida torcida goiana, com seus trajes dos mais diversos clubes do Brasil afora, adotam uma só cor para vestir, sendo ela uma cor, uma camisa, que leva o nome do Estado de Goiás implícito nela, se criando então os primeiros traços de um bairrismo.
Bairrismo é uma palavra, que a primeira vista pode causar um certo erro de interpretação. Então é preferível dizer que o nosso futebol hoje passa por um processo de conscientização cultural. Existem hoje diversos grupos que pregam a valorização do futebol goiano, principalmente nas torcidas da capital. Entre eles, criado no início desse ano, o grupo “Sou Goiano, Meu time Também” surgiu como uma nova idéia de se expandir e levar ao torcedor dos clubes do estado, a importância de se valorizar o nosso futebol. Hoje o grupo conta com uma quantia expressiva de torcedores, que torcem unicamente para um clube do estado.
Surgido inicialmente na internet, o grupo ganhou força e volume na rede social Facebook, onde o contato entre torcedores dos diversos times do estado, possibilitaram o debate de idéias que contribuíssem para o crescimento do sentimento e valorização de ser goiano, e ter um time daqui do estado. As idéias surgiram, e começaram a sair do papel. Para quem acompanha o futebol