O brasil e a ideologia de marx
________________________________________
Introdução
Estamos acostumados a assistir a filmes e animações que não raras vezes atropelam as leis da Física sem muita cerimônia. Enquanto diversão, não há nada de mal em ver alguns exageros no cinema. Afinal, se todas as leis físicas fossem respeitadas não existiriam super-heróis. Assim, não perderemos tempo analisando os feitos dos super-heróis. Dedicaremos nossa atenção aos exageros observados em cenas isoladas e desvinculadas de superpoderes. Aliás, do nosso ponto de vista, os melhores exageros são aqueles que aparecem em filmes de caráter mais sério, com pessoas normais. Vamos identificar a infração cometida e fazer alguns comentários a respeito. Esperamos que o estudante se divirta ao mesmo tempo em que aprende um pouco mais de Física.
Alienação
Para Marx, a alienação se dá através de três aspectos: econômico, político e filosófico. Economicamente a alienação constitui a separação entre o trabalhador e os seus meios de produção (ferramentas, terra, matérias-primas, etc.), bem como a perda do controle do produto de seu trabalho, que se tornaram propriedade privada do capitalista. Politicamente a alienação do homem ocorre a partir da criação da idéia de Estado como órgão publico imparcial, sendo capaz de representar toda a sociedade através do poder delegado pelos indivíduos, porém na sociedade burguesa esse Estado representa apenas a classe dominante e age conforme o interesse dela. A filosofia, a partir da divisão social do trabalho, tornou-se atividade de um determinado grupo, portanto ela reflete o pensamento desse grupo e assume uma característica parcial. O homem só deixará a condição de alienado através da crítica radical ao sistema econômico.
Classes Sociais
Marx definia que as classes sociais não se diferenciavam tão somente pela riqueza quantitativa, mas, também pela forma como eram considerados em sua existência na sociedade. Essas diferenças condiziam na forma pela qual a