noção de ideologia
ETIMOLOGIA
A palavra ideologia foi criada por Tracy, no séc. XIX, e significa, etimologicamente, ciência das ideias.
IDEOLOGIA PARA MARX
Sistema de pensamento, ou seja, forma de conceber o mundo que abrange, principalmente, os seus aspectos sociais (relações entre os homens e a sua actividade);
"Visão do mundo", isto é, produto e reflexo de uma época e de uma sociedade, mais especificamente de grupos sociais reais, estratos e classes, expressando os seus interesses, a sua actividade e o seu papel histórico;
Não é um sistema de pensamento neutro, pois tem uma função que é a de legitimar, justificar e contribuir, ou para a manutenção da ordem social existente, ou para a sua transformação.
ACTUALMENTE
Ideologia designa um conjunto mais ou menos coerente de ideias e de crenças que influenciam os grupos ou que legitimam as respectivas formas de acção na sociedade.
IDEOLOGIA E CULTURA
A Ideologia traduz uma certa leitura do real, apresentando a cada grupo um sistema de ideias, crenças e valores coerentemente organizado que traduz o que ele é e que propõe a necessária orientação futura.
A ideologia é um elemento da cultura. É dentro da ideologia como um elemento da cultura que cada colectividade constrói uma representação de si própria, procura dar uma interpretação daquilo que é, ao mesmo tempo que explica as suas aspirações.
Se a cultura como um todo orienta a acção da colectividade, a ideologia propõe-se orientar essa acção de modo voluntário e mais explícito, procurando sempre provocar, manter e salvaguardar uma unanimidade de acção e de motivação.
A ideologia não é um mero elemento da cultura, mas o seu verdadeiro núcleo. É dentro da ideologia que se criam novos valores ou se recriam os velhos dando-lhes um novo sentido.
A ideologia adianta-se à cultura na medida em que não propõe, apenas, a aceitação dos comportamentos sociais, antes pode produzir acção não conformista.
IDEOLOGIA E ACÇÃO