O brasil conseguira atingir os objetivos do milênio
Mesmo diminuindo a linha da pobreza, e de emissões de dióxido de carbono. As maiores dificuldades estão no saneamento e na água potável, principalmente na zona rural, em que pouco foi feito. Embora ainda precisássemos avançar no ensino básico.A taxa de matriculas no ensino básico já tem aumentado, e já esta próxima da meta.
Mas o Brasil é um dos poucos países, que já, conseguirão atingir boa parte das metas estabelecidas. Assim como na igualdade entre homens, e mulheres. E nos casos de doenças como a AIDS que já tem uma estabilização da doença, graças as campanhas de prevenções, e de garantir o direito das pessoas infectadas.
No Brasil, de uma maneira geral, a mentalidade cultural ainda precisa ser mudada, pois de que adiantam leis e decretos que, na prática, são ignorados.
Nos deparamos diariamento com devios de verba pública, o que sem dúvida pode afetar, por exemplo,metas de sustentabilidade ambiental. Ainda dependemos de investimentos para que haja melhorias nas condições de moradia, saneamento básico, acesso universal a água potável, e etc. Ainda temos um alto índice de mortalidade infantil, principalmente de crianças pobres, negras e indígenas.Hoje, crianças pobres tem mais do que o dobro de chance de morrer do que as ricas. Por região, o Nordeste apresentou a maior queda nas mortes de zero a cinco anos, mas a mortalidade na infância ainda é quase o dobro das taxas registradas no Sudeste, Sul e no Centro-Oeste.
Diante de tudo isso, faltam apenas três anos para que todas as metas sejam cumpridas, ou seja, o tempo é curto. Mas acredito que isso serviu apenas para impulsionar a nossa escalada, pondo o Brasil na frente de muitos países em desenvolvimento e porque não, em algumas áreas, na frente de outros países desenvolvidos. O fato é que, o Brasil precisaria evoluir, e muito, em diversos “quesitos” se quisesse sonhar em atingir as metas estabelecidas pelos objetivos do milênio até