A sustentabilidade e a gestão de pessoas
A Sustentabilidade e a Gestão de Pessoas
Samanta Barbosa1
Suelly Antunes Varela1
Tatiane Natara Stahelin1
Luciane Lehmkuhl Schmidt2
Maio/2012
Resumo:
Este artigo descreve a relação entre a sustentabilidade e a gestão de pessoas com o objetivo de realizar uma pesquisa teórica que interligasse estas duas temáticas. Assim, verificou-se que é necessária uma boa gestão de pessoas para gerar motivação e dar autonomia aos colaboradores, bem como, as empresas devem investir no capital intelectual, já que o mesmo influi diretamente nos resultados finais da organização. Diante disso, buscou-se atrelar a sustentabilidade como forma de representar as atividades humanas nas três dimensões sustentáveis, a econômica, a social e a ambiental, considerando assim, um compromisso contínuo das pessoas e das organizações com esta prática. Este estudo permitiu concluir que a sustentabilidade tornou-se parte integrante do papel estratégico nas empresas com o objetivo de intensificar o gerenciamento da gestão de pessoas, este que deverá implantar uma cultura sustentável. Além disso, a sustentabilidade da relação entre as pessoas resultará na intregração e aproximação da empresa com o funcionário.
Palavras-chave: gestão de pessoas, sustentabilidade, gestão estratégica.
1 INTRODUÇÃO
Estão ocorrendo importantes transformações no ambiente organizacional, entre elas estão, a competitividade do mercado, os grandes avanços tecnológicos e a globalização, que são fatores que impulsionam as empresas a buscar a inovação, para dessa forma acompanhar tais mudanças.
Aligleri et al (2009) citam que neste novo ambiente, há a valorização da postura ecologicamente correta, da diversidade da força de trabalho, do comportamento ético e da qualidade de vida no trabalho. Esses fatores têm trazido novos desafios para as organizações.
Cada vez mais as pessoas estão se conscientizando em relação a sustentabilidade, não só em questões ligadas ao meio ambiente, mas também em aspectos