O bom criolo
O Bom Crioulo é um romance baseado em um fato real que foi escândalo no Rio de Janeiro no século XIX. Foi a primeira obra brasileira a retratar o homossexualismo, com base na vida de dois marinheiros, em uma época em que o homossexualismo era tratado como doença.
1.1 Autor
Escritor cearense escreveu romances, contos, poemas e foi um dos principais escritores do naturalismo no Brasil.
Sua primeira obra publicada foi Voos Incertos em 1886, foi um livro de poesias. Em 1893, Adolfo publica A Normalista, após uma viagem aos Estados Unidos em 1894 Adolfo escreveu No País dos Ianques. Ao escrever O bom Crioulo provoca escândalo e já doente lançou seu ultimo livro Tentação em 1896.
Publicações:
Voos Incertos (1886), poesia
Judite (1887), contos
Lágrimas de um Crente (1887), contos
A Normalista (1893), romance
No País dos Ianques (1894), romance
Bom Crioulo (1895) romance
Cartas Literárias (1895) romance
Tentação (1896)
1.2Resumo do Enredo
Amaro, o personagem principal, é um negro escravo que fugiu para a marinha e la conheceu Aleixo, no decorrer da viagem os dois criaram laços de amizade. Ao fim da viagem os dois desembarcam no Rio de Janeiro e vão a casa de D. Carolina para alugar um quarto e ali vivem como um casal. trabalhavam juntos, até Amaro ser chamado para trabalhar em outra embarcação, combinaram que quando voltassem iam se encontrar no quartinho, mas um dia Aleixo não encontrou Amaro no quarto e pela primeira vez pensou em sair com outro homem, foi então que D. Carolina convidou ele para ir ao quarto dela e os dois passaram a viver um romance.
Dessa vez foi Amaro que não achou Aleixo no quarto, saiu e acabou se embebedando e se metendo em uma briga, por conseqüência do castigo que recebeu de seu capitão, foi parar no hospital. Escreveu um bilhete a Aleixo que não chegou ao destino, deixando-o com mais raiva. Amaro então fugiu do hospital e foi atrás de Aleixo, descobriu seu caso com D. Carolina e