o Biologo e sua influencia
A biologia é uma ciência ampla e complexa que envolve múltiplas linhas de pesquisa, tão numerosas que vão das aplicações médicas ao comportamento de organismos unicelulares. Embora os conhecimentos biológicos, como ciência pura, pareçam desconexos, quando aplicados ou combinados com outras ciências fornecem subsídios para o desenvolvimento destas. Recentemente, a multidisciplinaridade tem forçado as diversas áreas do conhecimento humano, antes separadas para fins didáticos, a se unirem para produzirem novos conhecimentos, pois muitas questões somente são resolvidas com a colaboração de diversas ciências. Entretanto, este movimento para uma compreensão holística das disciplinas fica seriamente prejudicado quando a compreensão das mesmas está incompleta.
Os conhecimentos das ciências biológicas, a pesar de amplos, possuem aplicações muito restritas ao mundo acadêmico diretamente. Como resultada disto, boa parte do conhecimento biológico é conhecida devido a sua aplicação em outras ciências, medicina principalmente. Somente recentemente, com as questões ecológicas levantadas e com o advento da genética moderna é que a biologia como ciência pura ganhou destaque na sociedade não só com suas aplicações em na área da saúde, mas como uma das ciências naturais.
Neste momento, a importância desta ciência cresce continuamente e seu impacto direto sobre a opinião e sobre sua vivência também, todavia, sua compreensão por parte desta mesma sociedade permanece precária. Historicamente, fora do meio acadêmico, a biologia é uma ciência para o estudo dos seres vivos, suas peculiaridades, estrutura, funcionamento e principalmente, ecologia. Esta visão restrita não contribui com a formação [habilitação] e informação [formação de opinião] acerca das matérias tratadas nas ciências biológicas criando um quadro de insuficiência educacional.
Neste ponto a atuação dos biólogos profissionais é o ponto chave da educação.