O biologo do futuro
Procedimentos para o tratamento de locais críticos de acidentes de trânsito
O diagrama de acidentes possibilita uma visão global, o que facilitará sobremaneira a identificação preliminar de padrões relativamente aos tipos predominantes, freqüência e ao posicionamento dessas ocorrências, razão pela qual se constitui num valioso instrumento de trabalho. Estas duas ferramentas: quadro-sintético e diagrama de acidentes-se complementam no processo de investigação dos fatores contribuintes.
Tabulados todos os acidentes, a providência subseqüente será sua representação gráfica, tendo por base as informações consignadas nos documentos-fonte e um croqui do local em questão.
Classificação e Conceituação dos Tipos de Acidentes
TIPO
DEFINIÇÃO
1. colisão
Acidente em que há impacto entre veículos em movimento
a. lateral: Impacto lateral entre veículos que transitam na mesma via, podendo ser no mesmo sentido ou em sentido oposto.
b. transversal: impacto entre veículos que transitam em direções que se cruzam, perpendicularmente ou não.
c. frontal: impacto entre veículos que transitam na mesma via, em sentidos opostos.
d. traseira: impacto entre veículos que transitam na mesma via, no mesmo sentido, sendo que um dos veículos atinge de frente a parte traseira do outro.
2. choque
Impacto de um veiculo em movimento contra qualquer obstáculo fixo, podendo ser um poste, uma arvore, um muro, um veiculo estacionado ou outro elemento objeto.
3. capotamento
Quando o veiculo gira sobre si mesmo, em qualquer sentido, chegando a ficar com as rodas para cima, imobilizando-se em qualquer posição.
4. tombamento
Quando o veiculo tomba sobre sua lateral, imobilizando-se.
5. engavetamento
Colisão tipo traseira, envolvendo três ou mais veículos.
6. atropelamento
Acidente em que um pedestre ou um animal é atingindo por veiculo motorizado ou não.
7. outros
Acidentes de