O Berço da Civilização
A Mesopotâmia, região situada no Oriente Médio, é considerada o Berço da Civilização.
As Civilizações da Mesopotâmia se desenvolveram numa região compreendida entre os rios Tigre e Eufrates.
Mesopotâmia significa Terra Entre Rios, nos dias de hoje esta região corresponde as Nações do Iraque e Kuwait.
Por possuir uma região ideal para a pratica da agricultura, por muito tempo o território foi disputado por povos semitas e indo-europeus. Os povos semitas conseguiriam impor a hegemonia sobre a região, formando as primeiras civilizações da História.
Muitos povos antigos ocuparam a Mesopotâmia. Os principais foram:
Os Sumérios - Uma das primeiras civilizações da história, habitavam o Sul da Mesopotâmia. A Invenção da Escrita é atribuída a eles.
Os Babilônios - Os Amoritas fundaram um grande Império com capital na Cidade da Babilônia, uma das mais importantes cidades da antiguidade.
Os Assírios - Povo guerreiro que após dominarem os povos do Oriente Médio, formaram um grande Império que se estenderia até o Egito. O Império Assírio foi forjado com sangue derramado das populações dominadas por eles.
Os Caldeus - Formaram o Segundo Império Babilônico após vencerem os cruéis assírios. Nabucodonosor foi o principal governante do Império Caldeu.
A Sociedade Mesopotâmica
As Civilizações da Mesopotâmia eram comandadas por Reis que exerciam o papel de líder religioso, juíz e comandante militar.
A Sociedade estava dividida em dois estamentos. Os sacerdotes, aristocratas, militares e comerciantes detinham o controle politico e social. Já os Camponeses, artesãos e escravos eram maioria na sociedade, porém, não possuíam direitos.
A economia era movida pelo comércio de armas, objetos de metal e principalmente pela a agricultura.
A Religião
Os povos da Mesopotâmia eram politeístas, adoravam deuses que representavam as forças da natureza. Cada cidade estado tinha seu próprio Deus. Estes deuses podiam fazer aos humanos tanto o Bem quanto o Mal.
Quando