O bem e o mal sofrer
Objetivos: Compreender que somente as provas bem suportadas podem nos conduzir a felicidade futura; onscientizar da importância do otimismo e da confiança em Deus; identificar a fé e a coragem como remédio para o sofrimento.
* O QUE PODEMOS ENTENDER SOBRE O SOFRIMENTO? * CONCEITUAÇÃO DE PROVAS E EXPIAÇÕES * O OBJETIVO DAS PROVAS E EXPIAÇÕES * A PROBLEMÁTICA DA DOR * A RESIGNAÇÃO * DE QUE FORMA O SOFRIMENTO PODE SER TRADUZIDO POR FELICIDADE? * COMO PODEMOS SUAVIZAR NOSSAS PROVAÇÕES?
O BENDITO AGUILHÃO
Atendendo a certas interrogações de Simão Pedro, no singelo agrupamento apostólico de Cafarnaum, Jesus explicava solícito: -Destina-se a Boa-Nova, sobretudo, à vitória da fraternidade. Nosso Pai espera que os povos do mundo se aproximem uns dos outros e que a maldade seja esquecida para sempre. Não é justo combatam as criaturas reciprocamente, a pretexto de exercerem domínio indébito sobre os patrimônios da vida, dos quais somos todos simples usufrutuários. Operemos, assim, contra a inveja que ateia o incêndio da cobiça, contra a vaidade que improvisa a loucura e contra o egoísmo que isola as almas entre si.... Naturalmente, a grande transformação não surgirá do inesperado. Santifiquemos o verbo que antecipa a realização. No pensamento bem conduzido e na prece fervorosa, receberemos as energias imprescindíveis à ação que nos cabe desenvolver. A paciência no ensino garantirá êxito à sementeira, a esperança fiel alcançará o Reino divino, e a nossa palavra, aliada ao amor que auxilia, estabelecerá o império da infinita Bondade sobre o mundo inteiro. Há sombras e moléstias por toda a parte, como se a existência na Terra fosse uma corrente de águas viciadas. É imperioso reconhecer, porém, que, se regenerarmos a fonte, aparece adequada solução ao grande problema. Restaurado o espírito, em suas linhas de pureza, sublimam-se-lhe as manifestações. Em face da pausa natural que se fizera,