O barsil de hoje
MARIA DA CONCEIÇÃO LIMA SANTOS.
Graduanda, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – FEAC, Curso de Administração Pública à Distância EAD/ADM da Universidade Federal de Alagoas – UFAL, Maceió-AL; Fone: (82) 9146.9360, E-mail: ceicaurb@hotmail.com Sociologia, Estudo Dirigido - Prof. Pedro Nascimento.
PALAVRAS CHAVES: Análise Organizacional, Meritocracia, Intervenção/Mudança.
1.
Introdução O trabalho tem como objetivo a análise transacional no contexto social e
organizacional tendo como base os preceitos da meritocracia. A instituição em pauta faz parte da estrutura organizacional do SUS (Sistema Único de Saúde). O Ambulatório 24 Horas Dom Miguel Fenelon Câmara, administrado pelo governo estadual, através da Secretaria de Estado da Saúde (SESAU) oferta atendimento de urgência, em média complexidade, à comunidade do bairro de Chã da Jaqueira e adjacências. O estabelecimento conta com 6 especialidades médicas: clinica geral, pediatria, gastroenterologia, odontologia, ginecologia e otorrinolaringologia. Possui 3 enfermarias para internamento de observação do paciente por até 24 horas, totalizando uma oferta de 16 leitos e atende uma demanda em média de 200 pacientes/dia. 2. Metodologia:
A realização do presente estudo utilizou dados obtidos através de pesquisa de campo, visita ao estabelecimento, observação e conversas diretas com os funcionários e, em termos de literatura, das aulas e textos complementares da Plataforma Moodle, slides e livro texto do Curso de Administração Pública (EaD). Os dados documentais foram adquiridos junto à Administração da unidade. 3. Análise Transacional 3.1 Contexto social O quadro funcional é composto por Cargos Comissionados (10); Cargos de Confiança (7); Cargos Efetivos – compostos por funcionários concursados que atuam sob jurisdição estatutária (139); Cargos Extras – contratados de acordo com a demanda de carência (26 -
média