O Barroco no Brasil
Nomes:
Matéria: Literatura
Professora: Juliana Araújo Reis
Escola Estadual Isabel da Silva Polck
Introdução
Esse trabalho tem como objetivo informar a importância do Barroco no Brasil, explicando sua origem, suas características , quando ocorreu,, seus principais representantes e a situação que o Brasil enfrentava nesse período.
O que é o Barroco?
Barroco é um estilo artístico caracterizado pela extravagância, exuberância e excesso de ornamentos, que surgiu na Itália na segunda metade do século XVII e se estendeu até o começo do século XVIII.
O Barroco, originário da Itália, difundiu-se pela França, Espanha, Portugal, Inglaterra e acabou sendo adotado em todos os países ocidentais. O estilo dominou a arquitetura, a pintura, a escultura, a literatura, a música e por extensão, toda a cultura desse período, incluindo os costumes, valores e relações sociais da época.
O Barroco representava uma oposição ao Renascimento, cujas formas primavam pela harmonia e simplicidade. Nascido de uma livre interpretação das formas clássicas do Renascimento caracterizou-se pelo requinte, rebuscamento, grandiosidade e pelo exagero dos adornos. Era tal a abundância de detalhes decorativos nas superfícies, que davam muitas vezes a impressão de terem sido esculpidas.
O Barroco no Brasil
O Barroco só surgiu no Brasil no século XVIII, com a descoberta das minas de ouro e diamantes e o rápido enriquecimento da algumas camadas da população.
O Barroco foi a primeira expressão artística, contando com o apoio de protetores das artes, que eram as confrarias, paróquias e agremiações religiosas.
Os fatos históricos fundamentais da época foram a Primeira invasão holandesa, que ocorreu na Bahia, em 1624, e a Segunda, em Pernambuco, em 1630, que perdurou até 1654.
As invasões aconteceram na região que concentrava a produção açucareira.
A produção literária não foi favorecida nesse período, pois a disputa pelo poder no Brasil era evidente e