O BARROCO NO BRASIL
O Barroco foi uma tendência artística que se desenvolveu primeiramente nas Artes Plásticas e, posteriormente, se manifestou na Literatura, no Teatro e na Música. Nascida na Itália do século XVII, espalhou-se por outros países europeus, como a Holanda, a França, a Bélgica e a Espanha. Na América Latina, a tendência barroca adentrou no século XVII, trazido por artistas que viajavam para o continente europeu.
O contexto histórico do Barroco
Após as Reformas Religiosas, ocorridas no século XVI, a Igreja Católica perdeu muito poder e espaço, no entanto, os católicos seguiam com a sua influência nos cenários político, econômico e religioso na Europa. O Barroco aparece neste contexto, expressando o contraste daquele período, como a espiritualidade e o teocentrismo da Idade Média e o racionalismo e antropocentrismo do Renascimento. Os artistas barrocos foram patrocinados pelos burgueses, monarcas e pelo clero.
As características do Barroco
As obras de pintura e as esculturas do período barroco são detalhistas, rebuscadas e expressam as emoções da vida e do ser humano. O período final do Barroco, no século XVIII, é denominado rococó e apresenta algumas peculiaridades, como a presença de curvas e muitos detalhes decorativos (como, por exemplo, flores, conchas, folhas e ramos), além de temas ligados à mitologia grega e romana.
PRINCIPAIS PARTICIPANTES:
- Aleijadinho (Antônio Francisco Lisboa) - escultor
- Bento Teixeira - poeta
- Gregório de Matos - poeta
- Mestre Ataíde (pintor)
- Eusébio de Matos e Guerra (pintor)
- José Joaquim da Rocha (pintor)
- Jesuíno do Monte Carmelo (pintor, arquiteto e escultor)
- Manuel de Jesus Pinto (pintor)
- José Teófilo de Jesus (pintor)
- Agostinho de Jesus (escultor)
- Francisco das Chagas (escultor)