O auto da comparecida
Quando a cadela morre, a Mulher do Padeiro exige que João Grilo e Chicó peçam ao padre que benza sua cachorra antes do enterro. O padre não concorda e João Grilo, amarelo esperto e embromador, alega que a cachorra é do temido Major Antônio Morais e, então, o padre aceita.
Para conseguir que o padre realizasse o enterro em latim, João Grilo também diz que a cachorrinha era uma cristã devota e que deixara em testamento 10 contos de reis para a igreja.
O padre realiza o desejo de todos e quando voltam à igreja encontram o bispo contrariado que logo se arrefece ao saber que a cachorrinha deixara 7 contos de réis para a paróquia, ou seja, sob sua responsabilidade e 3 contos de réis para a igreja.
Chicó apaixona-se pela filha de Major Antônio Morais, Rosinha, e junto com João Grilo engendram um plano para conseguir a benção do major.
Em uma de suas armações, onde Chicó deveria parecer valente diante de todos, eles se encontram com o cangaceiro Severino que faz com que seu subordinado mate o padre, o bispo, o Padeiro e a Mulher do Padeiro.
Na vez de João Grilo e Chicó, João Grilo engana Severino com uma gaita mágica que ressuscita mortos e Severino, crente que visitaria seu Padrinho Padre Cícero e depois voltaria, pede ao seu guarda que o mate. O subordinado vendo que seu chefe não voltava, mata João Grilo e foge.
Todos se encontram no céu para o julgamento final e, após uma discussão acirrada com o Diabo, João Grilo consegue a presença de Nossa Senhora que sugere ao filho, Jesus Cristo, que envie Severino diretamente para o céu, pois ele não era responsável pelos seus atos, que envie o Padeiro, a Mulher do Padeiro, o padre e o bispo para o purgatório, pois