O aumento dos divórcios em portugal
Discente: Mariana Lemos Rocha
Curso de 1.º Ciclo
Desigualdade Sociais – Questão da desigualdade no Brasil
Ficha realizada no âmbito da disciplina de Sociologia Geral I, leccionada pela docente Paula Guerra.
Índice:
1- Introdução
2- O que é a desigualdade social?
2.1) Pontos da desigualdade social
2.1.1) Violência
2.1.2)Educação Precária
2.1.3) Pobreza
2.1.4) Desigualdade racial
3- Presentação da realidade do Rio de Janeiro
4- Representação gráfica
4.1) Indicadores demográficos
4.2) Actividade económica
4.3 Escolaridade
4.3.1)Educação no Brasil
5- Estratificação Social
6- Conclusão
7- Referências bibliográficas
8- Anexo
1) Introdução Neste relatório individual vou-me concentrar na desigualdade social no Brasil. O meu trabalho irá incidir-se sobre o Brasil, apesar de neste tema poder incidir-me noutros países como África, porque é um tema bastante interessante de ser estudado e entendido, porque muitas vezes vemos o Brasil como um país muito rico mas se formos analisar socialmente é mais pobre do que outros países, porque a desigualdade social é muito grande.
Não há aquilo a que chamamos de um sociedade dividida em classe rica e média, há apenas a classe rica e a pobre, não há aquilo a que designámos de um “meio-termo”. Apesar de já ter tido a oportunidade de trabalhar sobre este tema, uma vez que estou na área da sociologia e irei poder aprofundar mais o assunto, apostei novamente neste tema, porque há realmente muito para entender e perceber o porque de apesar de O Brasil ser uma das maiores potências do mundo, o facto de existir esta grande desigualdade social que acaba por dividir a sociedade, entre os ricos e os pobres.
Podemos ver geograficamente nas grandes cidades como o Rio de Janeiro e São Paulo que são realidades que podemos assistir muitas vezes na televisão, através das telenovelas, que mostram essa mesma realidade,