O Ato de Ler
Paulo Freire (1985) diz:
“A leitura do mundo antecipa a leitura da palavra. A realidade e a linguagem se prendem dinamicamente. Para que seja alcançada uma compreensão de uma leitura crítica, devem-se perceber as relações entre contexto e texto.” Uma compreensão crítica do ato de ler, ajuda na tradução das palavras e no que ela quer dizer. O entendimento das palavras é indispensável, porém é só o primeiro passo de uma leitura criativa. A decodificação da palavra permite a interpretação do assunto. Cumprindo as etapas anteriores o leitor está apto para empreender a aplicação do conteúdo. Sublinhar é essencial para facilitar o trabalho de resumir, fichar ou esquematizar, porém isso se tornará mais fácil com a interpretação do texto. A leitura não deve ser feita apenas como finalidade de estudo. A mesma deve ser feita para que possa ampliar conhecimentos, se informar, entre outros. Na opinião de Ezequiel T. Silva (1983):
“Optar a leitura é querer conhecer coisas novas, ou mesmo conhecer mundos criado por autores. Ler é concretizar um projeto consciente, fundamentado na vontade do individual.”
A TÉCNICA DE SUBLINHAR Sublinhar tem como objetivo assimilar o texto, memorizar, fazer revisão e por principal resumir, esquematizar e fichar. Para que possa sublinhar, primeiro tem de haver a compreensão para que assim possa detectar as partes mais importantes e as secundárias. Para uma boa sublinhação e necessário primeiro identificar a ideia central do texto. Não há parágrafos do qual existem somente ideias mestras. A ideia mestra vem sempre acompanhada das secundarias, através de argumentos, exemplos e/ou analogia.