O asfalto e a questão ambiental
O asfalto é basicamente fabricado pela mistura do betume (produto obtido através da destilação do petróleo ou encontrado na natureza.), pó de pedras e gravilha. Para a obtenção do betume é necessário um processo destilação do petróleo este processo libera gazes na atmosfera que são altamente poluentes. Empresas fabricantes do betume estudam e aplicam formas de evitar ou diminuir a dispersão desses gases na atmosfera. Exemplos: instalando filtros de ar ou mesmo reaproveitando os gases expelidos.
Formas de redução dos impactos ao meio ambiente causados pela fabricação do asfalto betuminoso:
Asfalto borracha: O asfalto também vem sendo uma alternativa de reciclagem. Os pneus velhos são sempre um problema para a disposição de lixo na cidade. Eles ocupam muito espaço e a sua queima libera gases tóxicos na atmosfera. O que tem sido feito é misturar raspas de pneus velhos ao asfalto, gerando assim o chamado asfalto ecológico ou asfalto borracha.
Vantagens: o asfalto-borracha aumenta a vida útil do asfalto, A durabilidade varia de acordo com as condições da estrada, a temperatura e clima da região, assim como a intensidade do tráfego. Bastos calcula que o asfalto borracha é 25% a 30% mais caro, mas dura 30% mais do que o asfalto normal, Em relação ao cimento asfáltico de petróleo (cap), como é chamado o produto normal, o misturado com borracha é mais flexível, aumenta a aderência do veículo, melhora a segurança e reduz o spray, que é a água que o carro da frente lança no para-brisa do veículo que vem atrás.
Estradas verdes: Muitas pesquisas tem sido feitas para tornar o asfalto uma maneira de ajudar o meio ambiente, são as chamas estradas verdes. Nos Estados Unidos existem projetos para utilizar o calor do sol absorvido pelo asfalto para gerar energia. A adição de quartizitos aumenta a capacidade do asfalto de absorver calor. Em Madrid está sendo estudada a possibilidade da utilização de um asfalto especial que ajuda a diminuir a