Asfalto borracha
FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
ASFALTO-BORRACHA
Disciplina: Introdução à Pesquisa
Professor: Andrei Luiz Lodéa
Acadêmico(s): Adriana Grando de Oliveira e Vanessa Orsolin
Passo Fundo, junho de 2011
1 PROBLEMA DA PESQUISA
O asfalto-borracha é uma técnica utilizada desde 1960 em países estrangeiros como os Estados Unidos da América. No Brasil esta técnica ainda não é muito utilizada, sendo que no Rio Grande do Sul a primeira aplicação se deu no ano de 2001, entre os quilômetros 318 e 320 da BR-116, entre Guaíba e Camaquã, na Barra do Ribeiro. Qual será o motivo que leva a aplicação do asfalto-borracha? No que diferencia-se do convencional? Qual sua parcela de contribuição do meio ambiente?
2 JUSTIFICATIVA No Brasil, o principal meio de locomoção dos habitantes, se dá a pé ou utilizando veículos automotores. Para isso, leva-se em consideração diversos fatores, entre eles o impacto ambiental que se tem para a produção da pavimentação, e é através do estudo de novas misturas asfálticas, entre elas a adição de material polimérico (borracha), que o mesmo é reduzido quantitativamente. Este estudo nos leva a crer quão importante é a introdução de novos componentes ao asfalto, e os benefícios que os mesmo causam para a sociedade como a redução de ruídos e a também de resíduos de borracha na natureza.
3 OBJETIVOS
3.1 Geral:
- Investigar o impacto ambiental causado pela utilização da borracha em misturas asfálticas, bem como a redução dos pneus velhos acumulados em reciclagens ou jogados em locais inadequados.
3.2 Específico:
- Comparar os tipos de mistura: asfalto comum e asfalto com mistura elastomérica, levando em consideração a fadiga e os custos.
- Abordar vantagens relacionadas ao uso do asfalto-borracha, no que pode contribuir para a melhoria da vida das pessoas que residem ao redor da rodovia, diminuindo ruídos.
4 REVISÃO DE LITERATURA