O arroz e sua historia
O arroz é um dos cereais mais antigos, consumido em todo o mundo. A sua importância é tanta que, nos países orientais, era utilizado comomoeda de troca nas transacções comerciais.
Foi cultivado pela primeira vez nos rios do Sudoeste Asiático há mais de 3.000 anos e, desde então, a planta do arroz viajou por toda a Índia, onde foi utilizado como símbolo de fertilidade nas cerimónias religiosas. Daí a tradição, mantida até hoje, de o atirarmos aos recém casados. Com Alexandre “O Grande” viajou pelo Mediterrâneo, onde gregos e romanosutilizaram para águas e leites medicinais similares a algumas que ainda se utilizam nas regiões da Península Ibérica.
Após a queda do Império Romano, acredita-se que foram os bizantinos que introduziram o arroz na Península Ibérica para o consumo alimentício, sendo o árabe "Moslen, o Conquistador", que no século VIII plantou pela primeira vez arroz, como cultivo intensivo, difundindo ossistemas de irrigação já utilizado pelos Romanos, criando redes de canais em perfeita harmonia com os poços, açudes e moinhos de água.
Uma das heranças fundamentais transmitida pelos árabes ainda hoje está presente, e muitas das suas técnicas de irrigação sobreviveram até aos nossos dias.
Se olharmos para qualquer receita portuguesa, podemos constatar a importância que o arroz tem na gastronomia, sendo cozinhado de múltiplas formas.
Como Cresce o Arroz
O arroz é uma planta semi-aquática que se cultiva habitualmente em zonas tropicais e semi-tropicais, podendo também crescer em planícies costeiras e afluentes dos rios. O arroz apresenta um ciclo de vida anual cujo cultivo é suportado por um longo processo que podemos apresentar em quatro grandes etapas:
1. Preparação: No final do inverno, os agricultores preparam a terra para que possa ser semeada .
2. Sementeira: Esta etapa decorre no início da primavera e é realizada com o recurso a um avião ou equipamentos terrestres.
3. Colheita: