O arcadismo em portugal
O ARCADISMO
O termo Arcadismo é derivado de Arcádia, região da Grécia onde pastoreiros viviam em harmonia com a natureza, gostavam e poesia e eram chefiados pelo deus Pã. Neoclassicismo, palavra que também designa o estilo desta fase literária, é utilizado para explicitar a atitude que os escritores tinham em escrever como os clássicos renascentistas. No Quadro Cronológico Literário europeu e no brasileiro, o Arcadismo é o estilo que sucede o Barroco e predomina no século XVIII. Daí seu outro nome: SETECENTISMO, pela data.
SURGIMENTO
Ele surgiu inspirado na lendária região grega de Arcádia, dominada pelo deus Pan e habitada por pastores que viviam de forma simples e se divertiam através da música, da dança e realizando disputas poéticas celebrando o amor e o prazer.
O Arcadismo surgiu em um contexto social no qual aconteceram profundas mudanças sociais e ideológicas guiadas pelo iluminismo. Portanto, ele foi a expressão artística da burguesia, classe que protagonizou a luta política travada nesse momento e chegou ao poder com a Revolução Francesa de 1789.
ACADEMIA LITERÁRIA
Em 1690 na Itália surgia a Arcádia, academia literária que reunia diversos escritores e tinha a finalidade de combater o Barroco e difundir os ideais neoclássicos.
Em Portugal, por influência italiana, os escritores fundaram academias literárias e cultivaram a poesia de ambientação campestre, que celebrava a vida pastoral. A primeira academia literária portuguesa, que deu início ao movimento neste país foi a Arcádia Lusitana, fundada em 1756. Outra importante academia árcade de Portugal foi a Nova Arcádia, fundada em 1790.
PREDOMINANTE
O gênero literário predominante no Arcadismo português foi a poesia, embora tenha havido criação em outros gêneros também.
Embora os escritores árcades fossem em sua maioria homens cultos e bem posicionados socialmente, eles defendiam um ideal de vida simples e natural.
PRINCIPAIS NOMES DO