Arcadismo em portugal
Arcadismo em Portugal
Apenas para estudo...
Arcadismo
Suas características
Arcadismo em Portugal
O que é o Arcadismo?
O arcadismo é uma escola literária surgida na Europa no século XVIII, também denominada de setecentismo ou neoclassicismo. O nome "arcadismo" é uma referência à Arcádia, região campestre do Peloponeso, na Grécia antiga, tida como ideal de inspiração poética.
Características do Arcadismo
A principal característica desta escola é a exaltação da natureza e de tudo o que lhe diz respeito. Por essa razão muitos poetas do arcadismo adotaram pseudônimos de pastores gregos ou latinos. Caracteriza-se ainda pelo recurso a esquemas rítmicos mais graciosos.
Algumas outras característica:
O arcadismo constitui-se numa forma de literatura mais simples, opondo-se aos exageros e rebuscamentos do Barroco, expresso pela expressão latina "inutilia truncat" ("cortar o inútil"). Os temas também são simples e comuns aos seres humanos, como o amor, a morte, o casamento, a solidão.
As situações mais freqüentes apresentam um pastor abandonado pela amada, triste e queixoso. É a "aurea mediocritas" ("mediocridade áurea"), que simboliza a valorização das coisas cotidianas, focalizadas pela razão.
valorização da vida no campo (bucolismo)
crítica a vida nos centros urbanos
objetividade
idealização da mulher amada
locus amoenus (lugar agradável)
convencionalismo amoroso
linguagem simples
uso de pseudônimos com frequência
pastoralismo
fugere urbem (fuga da cidade)
Arcadismo em Portugal
Em Portugal, o Arcadismo corresponde ao período literário que marca a segunda metade do século XVIII. Didaticamente, ele tem início em 1756 com a fundação da Arcádia Lusitana e se estende até 1825 com a publicação do poema Camões de Almeida Garrett, considerado o texto inicial do Romantismo português
O Arcadismo