Arcadismo em Portugal
Movimento literário que surgiu na Itália no século XVII. Seu nome deriva de Arcádia, região da Grécia antiga, habitada principalmente por pastores. Os árcades desenvolveram muito a poesia bucólica (gênero onde o tema é vida no campo, onde para eles estava a verdadeira felicidade). A principal característica desta escola é a exaltação da natureza e tudo a seu respeito.
Momento Histórico
O arcadismo é uma escola literária surgida na Europa no século XVIII por volta de 1700 e por isso recebe o nome também de setecentismo, ou ainda neoclassicismo, durante a época de ascensão da burguesia e de seus valores sociais, políticos e religiosos. O nome desse período é Iluminismo que se caracteriza, pela valorização da Ciência e do pensamento racionalista. Os métodos experimentais desenvolvem-se; a análise crítica dos valores sociais e religiosos, há uma grande confiança na capacidade do homem em promover o progresso social, e a tendência de libertar o universo cultural da influência da religião. Caracterizado também pela Revolução Industrial(o êxodo rural e, consequentemente, o crescimento urbano).
Características Arcadismo
Racionalismo – A arte era inspirada como imitação do real, então tudo devia ser visto pela razão. Nesse sentido, o artista deveria recorrer a emoções genéricas, e não àquelas oriundas de paixões criativas.
Exaltação da natureza – Mostrando-se totalmente opostos à realidade nos grandes centros urbanos, os representantes árcades iam ao encontro da natureza, uma vez que essa lhes proporcionava subsídios suficientes para a purificação da alma.
Imitação dos antigos – A arte greco-romana, considerada modelo de perfeição, equilíbrio, beleza e simplicidade, exerceu forte influência aos moldes neoclassicistas no que se refere à temática, às regras de composição e ao predomínio de figuras mitológicas.
Preocupação como o homem natural – Consoante às ideias do filósofo Rousseau, o homem primitivo, uma vez mantendo estreita