O ar atualmente
As doenças respiratórias alérgicas são causadas pela poeira doméstica, fungos presentes no ar, pêlos de animais, fumaça e odores como cola de sapateiro e perfumes, estes são os agentes alérgicos. As doenças mais conhecidas são rinite e bronquite asmática.
A rinite é um processo irritativo das vias nasais, caracterizando-se por espirro, produção excessiva de muco, coceira no céu da boca e congestão nasal.
A bronquite asmática é uma reação aos agentes alérgicos que causa obstrução e dificulta a passagem do ar pelas vias respiratórias, manifestando-se sob forma de chiados no peito e falta de ar. Além da alergia respiratória, mudanças repentinas de temperatura, umidade, desgaste emocional e processos inflamatórios, como gripes ou resfriados, também podem contribuir para desencadear uma crise alérgica.
Os microorganismos, como bactérias e vírus presentes no ar também podem causar várias doenças como a tuberculose, a meningite meningocócica, gripe, caxumba, poliomielite, sarampo, entre outras.
A tuberculose é causada por uma bactéria, ela tanto pode atacar humanos como também outros animais. É uma doença contagiosa e pode se manifestar em vários órgãos do corpo. A mais comum é a tuberculose pulmonar, que é transmitida de pessoa para pessoa através da tosse, que acaba liberando a bactéria no ar, também pelo contato com roupas, talheres e outros objetos contaminados. Os sintomas só são percebidos meses depois após a instalação da bactéria no organismo. Após esse período iniciam-se as tosses com catarro, febre, palidez, falta de apetite, emagrecimento e conseqüentemente fraqueza geral. Se não for tratada, a doença pode causar lesões nos pulmões, no caso da tuberculose pulmonar, até levar a sua completa destruição. A tuberculose pode ser