O Aparecimento Da Filosofia
Filosofia é uma palavra de origem grega composta por: Philos: amigo; o que deseja; o que busca; o que ama e por Sophia: sabedoria; saber; conhecimento.
A Filosofia nasceu na Antiguidade Clássica, mais precisamente na Grécia antiga no final do Séc VI a.c., com Tales de Mileto. A Grécia Antiga vivia um momento de auge a nível cultural, o comércio com outros povos trouxe o conhecimento, a produção artística era muito ativa, havia os jogos olímpicos, a linguagem, moeda e tecnologia (de arquitectura e militar) também marcaram esse período.
A Filosofia surge devido à existência de alguns “pensadores” gregos, admirados com a realidade e insatisfeitos com as explicações que na altura eram dadas e justificadas apenas com base em tradições e mitos, começarem a contrariar esta tendência, fazendo perguntas e procurando obter as respectivas respostas. Assim, desta forma e de imediato, se aperceberam que a verdade do mundo e do homem não era algo misterioso e secreto que necessitasse de ser explicado através de Deuses e de Mitos.
Nesta época eram muitos os mitos utilizados para justificar determinadas realidades, atribuíam a seres sobrenaturais (Deuses) a origem dos vários fenómenos da natureza, como o caso de se justificarem as tempestades que faziam naufragar os barcos, ao facto de o Deus do Mar estar irritado e por isso deviam ser-lhe oferecidos sacrifícios, para que este ficasse alegre e assim a situação pudesse voltar ao normal, perante estes seres tão poderosos, o homem limitava-se apenas à resignação do conhecimento.
Surgem assim estes homens, insatisfeitos com a realidade e motivados pela curiosidade na busca de respostas reais, pois acreditavam que o mundo podia ser conhecido através do pensamento e da razão, começam a formular diversas questões:
Porque tudo muda?
Porque é que se nasce e se morre?
O que é a água? E o fogo? Como surgiu?
As formas utilizadas pelos filósofos para tentar obter as respostas para as mais diversas questões