O anuncio publicitario
A todo instante nos deparamos com uma infinidade de propagandas, seja em outdoors, seja em panfletos espalhados pelas ruas ou através da mídia. Elas fazem parte dos chamados “gêneros textuais”, pois participam de uma situação sociocomunicativa entre as pessoas.
O anúncio publicitário, como o próprio nome já diz é um anúncio, uma divulgação de algum produto ou serviço é a divulgação de uma ação, resumindo é uma propaganda de algo, uma mostra para ser veiculado em diversos tipos de meio de comunicação.
Tem objetivos claros de criar desejo, informar, gerar pesquisas, criar reconhecimento do nome da organização, divulgar os motivos da organização, criar uma imagem favorável, facilitar a tarefa de vender, criar lucros ou ultrapassar prejuízos, reforçar a decisão da escolha inicial, reter a lealdade do cliente ou utilizador, lembrar benefícios (ex: beber leite faz bem) e lembrar malefícios (normalmente anúncios institucionais, exemplo: fumar prejudica a saúde).
O anuncio publicitário pode ser usado por uma organização (comercial ou não) para divulgar um produto, bem ou serviço. O anúncio publicitário é, geralmente, um meio para comunicar informação persuasiva acerca dos produtos e/ou serviços da organização.
Quanto à estrutura do texto em questão, ele compõe-se da seguinte forma:
Título - Geralmente é bastante criativo e atraente, baseado em um jogo de palavras carregadas de linguagem conotativa, justamente com o intento de atrair o consumidor.
Corpo do texto - Nesta parte é desenvolvida a ideia sugerida no título, com frases curtas, claras e objetivas, adequando o vocabulário aos interlocutores destinados.
Identificação do produto ou marca - funciona como uma “assinatura” do anunciante. Ocorre também de aparecer o Slogan junto à marca anunciada, para dar mais ênfase à comunicação. Certos slogans são de nosso conhecimento. Como por exemplo: “TIM - Viver sem Fronteiras”, RED BULL - Te dá Asas!