cancer
Doenças que afetam milhões de pessoas cujo tratamento e prevenção é altamente dispendioso. A genética também tem um papel subjacente nestas doenças. Estas doenças são freqüentemente designadas de doenças poligênicas ou multifatoriais porque ocorrem ‘em famílias’ mas não apresentam os padrões típicos de transmissão Mendeliana. Vulgarmente, estas doenças são designadas de doenças complexas, e é provável que resultem de uma combinação de ‘alelos’ de risco em genes susceptíveis, ligados com fatores ambientais. Um gene de susceptibilidade é um gene que confere o risco para uma doença específica, mas não é normalmente suficiente por si só para causar a doença. Alelos diferentes, ou genótipos, de genes de susceptibilidade estão associados com diferentes graus de disposição especial do organismo ou risco. Os alelos que conferem risco para uma doença complexa podem ser suficientemente comuns (presentes em pelo menos 1% da população geral) para serem designados de polimorfismos.
A doença genética é uma doença causada por anomalias nos genes ou cromossomos. Enquanto algumas doenças, como câncer, são em parte devido a um desordens genéticas, eles também podem ser causados por fatores ambientais. A maioria das doenças são bastante raras e afetar uma pessoa em cada vários milhares ou milhões. Alguns tipos de distúrbios do gene recessivo conferir uma vantagem no estado heterozigoto em certos ambientes.
Hipertensão
A hipertensão é uma doença genética multifatorial,caracterizada pelo aumento da pressão arterial. A sua manifestação tem influências hereditárias (vários genes envolvidos) e ambientais, tais como, obesidade, sedentarismo, alcoolismo, estresse, idade avançada, tabagismo e alimentação. Cada fator tem um pequeno efeito e o somatório de alguns deles contribui para o