anuncio publicitario
Anúncio publicitário é o aviso através do qual se participa, informa ou mostra conhecimento ao público sobre um bem, serviço, marca empresa, pessoa ou grupo.
A todo instante nos deparamos com uma infinidade de propagandas, seja em outdoors, seja em panfletos espalhados pelas ruas ou através da mídia. Essas mídias fazem parte dos chamados “gêneros textuais”, pois participam de uma situação sociocomunicativa entre as pessoas.
A finalidade deste tipo de texto é de persuadir, ou seja, o anunciante tem o objetivo de convencer o telespectador sobre a boa qualidade de um determinado produto, bem, serviço, marca empresa, convencendo-o a adquiri-lo.
O discurso apresenta-se de forma variada divulgando um determinado evento, como por exemplo, um show, uma feira cultural, de moda, anunciando uma promoção referente ao comércio logístico, anunciando um produto que acabara de ser lançado no mercado. Enfim, vários são os objetivos traçados por parte do emissor, com a tentativa de persuasão.
Diante de tal finalidade discursiva, a linguagem, necessariamente, precisa não somente ser clara e objetiva, mas também, bastante atrativa. Portanto, torna-se indispensável o predomínio de uma linguagem não verbal, uma vez que imagens tendem a ser mais chamativas e, consequentemente, contribuem para a concretização dos objetivos propostos. Falando sobre linguagem, é essencial que saibamos sobre um aspecto bastante peculiar a presença de alguns recursos estilísticos voltados para a conotação, ou seja, passíveis de múltiplas interpretações. Assim, metáforas, comparações, hipérboles, dentre outras, são indispensáveis.
Estrutura do anúncio publicitário compõe-se da seguinte forma:
Título -Criativo e atraente, baseado em um jogo de palavras carregadas de linguagem conotativa, justamente com o intento de atrair o consumidor.
As imagens utilizadas são as mais inusitadas possíveis, dispostas de forma a chamar a atenção de acordo com as características do produto