O Analfabetismo
O Analfabetismo
Analfabetismo é o desconhecimento do alfabeto e incapacidade de ler e escrever. Estatisticamente, analfabeta é a pessoa acima de 15 anos que não sabe ler e escrever no mínimo uma simples frase. O analfabetismo é um grave problema que afeta a maioria dos países subdesenvolvidos, o que compromete o exercício pleno da cidadania do país e o seu desenvolvimento sócio- econômico.
De acordo com o 11º Relatório de Monitoramento Global de Educação Para Todos, produzido pela Unesco, 774 milhões de adultos que não sabem ler e escrever, sendo que 64% deles, são mulheres. Neste Relatório, o Brasil é apontado como 8º entre os países com o maior número de analfabetismo. , Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada em setembro de 2013, revela que a taxa de analfabetismo entre pessoas com 15 anos ou mais no Brasil é 8,7%, o que totaliza 13,2 milhões de brasileiros.
Inúmeros fatores influenciam o analfabetismo, e uma delas, é a deficiente educação básica do nosso país. Entretanto deve- se levar em consideração, a condição social da população, como diz Paini, 2005: “Não existe democracia educacional sem democracia social”. A situação financeira condiciona o aproveitamento escolar, a participação e o aproveitamento escolar do individuo, onde por muitas vezes, ele é obrigado a trabalhar, e, em alguns casos, precisam cuidar da família, ou até mesmo, não possuem recursos para o transporte, livros etc. Outro fator, não menos importante, é a falta de valorização do profissional da educação, quando não há investimento qualificativo para o professor/educador .
Em uma pesquisa que realizei na cidade de Jequié, no bairro Jequiezinho, no Condomínio Jardim Eldorado, encontrei 9 pessoas analfabetas e através da análise da faixa etária dos entrevistados, pude perceber que 5 dos entrevistados possuem idade maior que 50 anos. Isso indica que a falta de oportunidade para estudar era maior, concluindo que o problema do