A Definição de preço na prática
Resenha Sinopse: No intuito de propor uma sinopse, pode-se assim dizer que, muitos executivos não se atentam ao mercado ou buscam estratégias, ao se tratar de definação de preço. O que pode ocasionar na retirada de produto de uma empresa, como no caso da “Novet (nome fictício)” e de seu produto, o “Novaton (nome também fictício)”, como relatado em texto lido.
A definição, falando no termo prático da questão, nada mais é, do que estudos sobre o mercado (sensibilidade, valor, preço, pesquisas de mercado), e os clientes de um nicho de mercado, a fim de buscar um “coeficiente em comum” para determinação de um preço, dos preços de um produto, no caso.
Explanação
No fato, a Novet, projetou o lançamento de um produto, com uma estimativa de venda de 5 mil unidades no primeiro ano de vida deste. Porém, pelo alto preço cobrado, sem um estudo estratégico e estudos sobre o mercado, assim como a não utilização de mapas de valor, entre outras questões, como a sensibilidade do cliente para com o seu produto, tendo em vista o mercado, levou a mesma a fracassar, quando em resposta ao Novaton (produto lançado), não obteve nem 7% do resultado almejado. Em conjunto com o incidente, tiveram a surpresa da Holycon lançar um produto concorrente que estaria 15% abaixo do praticado pela então líder Novet.
Na falta de conhecimento por precificação, interpretação de dados e acumulação de teorias, fatos e relacionamento ao longo do tempo, deixaram-se levar por especulações, fatos sem comprovações e uma redução de preço, quando a Holycon tinha mais capacidade de produção do que a Novet. Com essa falta de expertise, a Novet reduziu seus preços dobrando o que a Holycon faria e acabou por parar a publicidade e divulgação de seu produto, visando reduzir os custos para compensar a queda do preço, revertendo a divulgação do Novaton (produto da Novet), para o “boca a boca”. Como a visibilidade do cliente para com o produto da Novet era de melhor intenção