Analfabetismo
Introdução
As questões problema desenvolvidas nesse trabalho são voltadas, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, para alunos do quarto ciclo, especificamente no segundo eixo “um só mundo e muitos cenários geográficos”. Por isso essas atividades foram desenvolvidas para serem trabalhadas com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II.
Este trabalho pretende usar ferramentas teóricas da Geografia no estudo das desigualdades sócio espaciais para uma melhor compreensão da realidade. A compreensão das desigualdades econômicas e sócio espaciais nos permite buscar relacionar a Geografia e a realidade, podendo ser percebido a partir dessa relação, as novas hierarquias urbanas.
Aluno(a): __________________________________ Data ___/___/____
Matéria: Geografia
Série: 7° ano
ATIVIDADES
TEXTO 1:
Analfabetismo
Segundo definição da UNESCO, “uma pessoa funcionalmente analfabeta é aquela que não pode participar de todas as atividades nas quais a alfabetização é requerida para uma atuação eficaz em seu grupo e comunidade, e que lhe permitem, também, continuar usando a Leitura, a escrita e o cálculo a serviço do seu próprio desenvolvimento e do desenvolvimento de sua comunidade”.
Um dos maiores problemas dos países subdesenvolvidos é o analfabetismo (não confundir com ignorância). A luta para reduzir o analfabetismo é antiga e sua supressão não tem sido possível. Há tempos, a educação é considerada um dos maiores privilégios dos quais o ser humano pode gozar.
Entende-se por analfabetismo funcional a incapacidade que algumas pessoas têm de entender (compreender) o texto que acabaram de ler, ou seja, quando, mesmo que as pessoas saibam ler e escrever, apresentam incapacidade para interpretar o texto que lhes foi dado para ser interpretado. Este tipo de analfabetismo é bastante comum.
Pode-se afirmar que, nos dias de hoje, a sociedade está experimentando uma nova forma de analfabetismo,